Em construção

Atividades ligadas à área da Educação e Administração.
"Qualquer semelhança, não é mera coincidência!"




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Olá, aqui vocês encontrarão diversas atividades ligadas à área da Educação e Administração. Muitas foram retiradas de outros blogs e sites, aos quais agradeço por compartilhar comigo o que hoje repasso a vocês. Quem quiser compartilhar atividades, arquivos, links, qualquer coisa relacionadas às áreas acima, me envie, estarei postando aqui. Obrigada!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Anúncios com erros de Português

























O que é um a Portaria?

Portaria é o ato administrativo de uma autoridade pública, na forma escrita, que contém instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, recomendações, normas, nomeação, demissão, punição, ou outras determinações. Existe ainda a portaria de inquérito policial.


Segue um modelo de portaria:


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PORTARIA


Portaria Municipal No (xxx), de (data por extenso).


O Prefeito do Município de (informar), no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, resolve, pelo presente instrumento, designar o Senhor (nome), funcionário da Prefeitura, inscrito no CPF sob o nª (informar) para exercer a função de GESTOR do Convênio a ser firmado com a Secretaria de Estado de Urbanização para construção de casas populares.


Registre-se, publique-se e cumpra-se.


Prefeitura de (município), aos (data por extenso).


(assinatura do prefeito)

Registro na Secretaria Geral em (data por extenso)


SECRETARIA GERAL

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Mensagem de Páscoa

Páscoa...
É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
Páscoa...
...É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.


Dicas para fazer uma boa interpretação

Dicas de Interpretação

Observar o seguinte:
01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente;
03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes;
04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas;
05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu;
11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa;
12. Quando o autor apenas sugerir idéia, procurar um fundamento de lógica objetiva;
13. Cuidado com as questões voltadas para dados superficiais;
14. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto;
15. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta;
16. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;
17. O autor defende idéias e você deve percebê-las;
18. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto.
Ex.: Ele morreu de fome.
de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realização do fato (= morte de “ele”).
Ex.: Ele morreu faminto.
faminto:
predicativo do sujeito, é o estado em que “ele” se encontrava quando morreu.;
19. As orações coordenadas não têm oração principal, apenas as idéias estão coordenadas entre si;
20. Os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.
Nota: Diante do que foi dito, espero que você mude o modo de pensar, pois a interpretação não depende de cada um, mas, sim, do que está escrito. “O que está escrito, escrito está.”

Declaração de boa conduta

DECLARAÇÃO

         Eu, ......................................, portador do RG. ................... e CPF. .............., declaro, para os fins de direito, não registrar an­tecedentes criminais de qualquer espécie que tenha sido comprovada a prática de atos ilícitos.
         Declaro ainda, não ter sofrido penalidades administrati­vas, no âmbito profissional, de qualquer cargo ou função pública ou privada, por prática de atos desabonadores. Nada mais.


....., ........................,.......

        

_________________________________
(nome)

Carta de Recomendação

Carta de recomendação


A carta de recomendação é o documento pelo qual o antigo empregador indica que empregado teve boa atuação durante o período de labor, não havendo nada que o desabone.

Segue um modelo de carta de recomendação:


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(nome da empresa)
(cnpj)
(endereço)


(nome do ex-empregado), inscrito no CPF sob o nº (informar), é pessoa de meu conhecimento, (indicar a profissão), correto, competente, responsável e pontual, tendo trabalhado para esta empresa no período de (informar o início) a (informar o fim do vínculo), executando serviços de (informar), sob minha supervisão direta.

Durante o período indicado manteve conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, motivo pelo qual recomendo seus serviços, nada havendo que o desabone.


Atenciosamente,


(assinatura)
(nome do empregador/diretor/gerente/proprietário)
(cargo ocupado)

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Atalhos pelo teclado

Aqui vai vários atalhos pelo teclado para poupar tempo e aumentar a produtividade serve também como estudo para concursos pois muitas provas eles pedem atalhos.

Básicos:

CTRL+C (Copiar)
CTRL+X (Cortar)
CTRL+V (Colar)
CTRL+Z (Desfazer)
DELETE (Excluir)
SHIFT+DELETE (Excluir o item selecionado permanentemente sem colocá-lo na Lixeira)
CTRL enquanto arrasta um item (Copiar o item selecionado)
CTRL+SHIFT enquanto arrasta um item (Criar um atalho para o item selecionado)
Tecla F2 (Renomear o item selecionado)
CTRL+RIGHT ARROW (Mover o ponto de inserção para o início da próxima palavra)
CTRL+RIGHT ARROW (Mover o ponto de inserção para o início da palavra anterior)
CTRL+RIGHT ARROW (Mover o ponto de inserção para o início do próximo parágrafo)
CTRL+RIGHT ARROW (Mover o ponto de inserção para o início do parágrafo anterior)
CTRL+SHIFT com qualquer tecla de seta (Destacar um bloco de texto)
SHIFT com qualquer tecla de seta (Selecionar mais de um item em uma janela ou no desktop, ou selecionar o texto em um documento)
CTRL+A (Selecionar tudo)
Tecla F3 (Pesquisar um arquivo ou pasta)
ALT+ENTER (Exibir as propriedades para o item selecionado)
ALT+F4 (Fechar o item ativo, ou encerrar o programa ativo)
ALT+ENTER (Exibir as propriedades do objeto selecionado)
ALT+SPACEBAR (Abrir o menu de atalho da janela ativa)
CTRL+F4 (Fechar o documento ativo em programas que permitem que você tenha vários documentos abertos simultaneamente)
ALT+TAB (Alternar entre itens abertos)
ALT+ESC (Circular através de itens na ordem em que eles foram abertos)
Tecla F6 (Circular através de elementos da tela em uma janela ou no desktop)
Tecla F4 (Exibir a barra de Endereços em Meu Computador ou no Windows Explorer)
SHIFT+F10 (Exibir o menu de atalho do item selecionado)
ALT+SPACEBAR (Exibir o menu de Sistema da janela ativa)
CTRL+ESC (Exibir o menu Iniciar)
ALT+a letra grifada em um nome de menu (Exibir o menu correspondente)
Letra grifada em um nome de comando em um menu aberto (Executar o comando correspondente)
Tecla F10 (Ativar a barra de menu no programa ativo)
RIGHT ARROW (Abrir o próximo menu da direita, ou abrir um submenu)
LEFT ARROW (Abrir o próximo menu da esquerda, ou fechar um submenu)
Tecla F5 (Atualizar a janela ativa)
BACKSPACE (Exibir a pasta em um nível acima em Meu Computador ou no Windows Explorer)
ESC (Cancelar a tarefa atual)
SHIFT quando você insere um CD-ROM na unidade de CD-ROM (Impedir que o CD-ROM execute automaticamente)

Atalhos do teclado de caixa de diálogo

CTRL+TAB (Mover para frente através das guias)
CTRL+SHIFT+TAB (Mover para trás através das guias)
TAB (Mover para frente através das opções)
SHIFT+TAB (Mover para trás através das opções)
ALT+Letra grifada (Executar o comando correspondente ou selecionar a opção correspondente)
ENTER (Executar o comando para a opção ativa ou botão)
SPACEBAR (Selecionar ou limpar a caixa de verificação se a opção ativa for uma caixa de verificação)
Teclas de seta (Selecionar um botão se a opção ativa for um grupo de botões de opção)
Tecla F1 (Exibir Ajuda)
Tecla F4 (Exibir os itens na lista ativa)
BACKSPACE (Abrir uma pasta um nível acima se uma pasta estiver selecionada na caixa de diálogoSalvar como ou Abrir)

Atalhos de teclado naturais da Microsoft

Logotipo do Windows (Exibir ou ocultar o menu Iniciar)
Logotipo do Windows+BREAK (Exibir a caixa de diálogo Propriedades do Sistema)
Logotipo do Windows+D (Exibir o desktop)
Logotipo do Windows+M (Minimizar todas as janelas)
Logotipo do Windows+SHIFT+M (Restaurar as janelas minimizadas)
Logotipo do Windows+E (Abrir Meu computador)
Logotipo do Windows+F (Pesquisar um arquivo ou pasta)
CTRL+Logotipo do Windows+F (Pesquisar por computadores)
Logotipo do Windows+F1 (Exibir Ajuda do Windows)
Logotipo do Windows+ L (Travar o teclado)
Logotipo do Windows+R (Abrir a caixa de diálogo Executar)
Logotipo do Windows+U (Abrir o Gerenciador de Utilitário)
Logotipo do Windows+Pause (Propriedades do sistema)

Atalhos do teclado do Windows Explorer

END (Exibir a base da janela ativa)
HOME (Exibir o topo da janela ativa)
NUM LOCK+sinal de asterisco (*) (Exibir todas as subpastas que estão sob a pasta selecionada)
NUM LOCK+sinal de mais (+) (Exibir o conteúdo da pasta selecionada)
NUM LOCK+sinal de menos (-) (Recolher pasta selecionada)
LEFT ARROW (Recolher a seleção atual se estiver expandida, ou selecionar a pasta pai)
RIGHT ARROW (Exibir a seleção atual se estiver recolhida, ou selecionar a primeira subpasta)

Tecla de atalho para Mapa de caracteres

Após clicar duas vezes em um caractere na grade de caracteres, você pode mover-se através da grade utilizando os atalhos de teclado:

RIGHT ARROW (Mover para a direita ou para o início da próxima linha)
RIGHT ARROW (Mover para a esquerda ou para o fim da linha anterior)
UP ARROW (Mover para uma linha acima)
DOWN ARROW (Mover para uma linha abaixo)
PAGE UP (Mover uma tela acima de cada vez)
PAGE DOWN (Mover uma tela abaixo de cada vez)
HOME (Mover para o início da linha)
END (Mover para o fim da linha)
CTRL+HOME (Mover para o primeiro caractere)
CTRL+END (Mover para o último caractere)
SPACEBAR (Alternar entre o modo Ampliado e Normal quando um caractere está selecionado)
Atalhos do teclado da janela principal do MMC (Microsoft Management Console)
CTRL+O (Abrir um console salvo)
CTRL+N (Abrir um novo console)
CTRL+S (Salvar o console aberto)
CTRL+M (Adicionar ou remover um item de console)
CTRL+W (Abrir uma nova janela)
Tecla F5 (Atualizar o conteúdo de todas as janelas do console)
ALT+SPACEBAR (Exibir o menu da janela MMC)
ALT+F4 (Fechar o console)
ALT+A (Exibir o menu Ação)
ALT+V (Exibir o menu Exibir)
ALT+F (Exibir o menu Arquivo)
ALT+O (Exibir o menu Favoritos)

Navegação do Microsoft Internet Explorer
CTRL+B (Abrir a caixa de diálogo Organizar Favoritos)
CTRL+E (Abrir a barra de Pesquisa)
CTRL+F (Iniciar o utilitário de Localizar)
CTRL+H (Abrir a barra de Histórico)
CTRL+I (Abrir a barra de Favoritos)
CTRL+L (Abrir a caixa de diálogo Abrir)
CTRL+N (Iniciar outra instância do navegador com o mesmo endereço na Web)
CTRL+O (Abrir a caixa de diálogo Abrir, o mesmo que CTRL+L)
CTRL+O (Abrir a caixa de diálogo Imprimir)
CTRL+R (Atualizar a página atual da Web)
CTRL+W (Fechar a janela atual)

Tipos de correspondências oficiais e empresariais

Tipos de correspondências oficiais e empresariais

De maneira geral, existem três macro tipos de correspondências:
  • Particular – se dá entre indivíduos (amigos, familiares e pessoas do convívio social) e pode apresentar diversos graus de formalidade, desde um caráter íntimo até certo grau de formalismo;
  • Empresarial – é trocada entre empresas ou entre estas e pessoas físicas;
  • Oficial – acontece entre órgãos do serviço público ou entre os mesmos e a sociedade.

Com o objetivo de tornar este tipo de comunicação mais organizado e de fácil entendimento para todos os envolvidos, as correspondências oficiais e empresariais seguem determinados padrões de redação e formatação.

Para ajudar quem precisar lançar mão dessa ferramenta, faremos um apanhado geral dos tipos de correspondências oficiais e empresariais existentes e suas principais características.
Ata

A ata é um documento no qual deve constar um resumo por escrito, detalhando os fatos e as soluções a que chegaram as pessoas convocadas a participar de uma assembleia, sessão ou reunião. A expressão correta para a redação de uma ata é "lavrar a ata". Uma das principais funções da ata é historiar, traçar um painel cronológico da vida de uma empresa, associação ou instituição. Serve como documento para consulta posterior, tendo em alguns casos caráter obrigatório pela legislação.

Por tratar-se de um documento formal, a ata deve seguir algumas normas específicas de formatação:
  • Devido a ter como requisito não permitir que haja qualquer modificação posterior, o seu formato renuncia a quebras de linha eletivas, espaçamentos verticais e paragrafação, ocupando virtualmente todo o espaço disponível na página;
  • Números, valores, datas e outras expressões são sempre representados por extenso; 
  • Sem emprego de abreviaturas ou siglas; 
  • Sem emendas, rasuras ou uso de corretivo (quando a ata estiver sendo manuscrita e for necessária alguma correção, usar a expressão "digo" seguida do texto correto); 
  • Todos os verbos descritivos de ações da reunião usados no pretérito perfeito do indicativo (disse, declarou, decidiu…).

A estrutura básica para uma ata pode ser esta:
  • Título da reunião;
  • Cidade, dia, mês, ano, das h:min até h:min;
  • Local da reunião;
  • Introdução (Relatar sobre o título da reunião, local, data, hora e participantes);
  • Participantes da reunião (Nome completo do participante e especificar de qual instituição ele é);
  • Agenda (Relatar sobre a pauta da reunião, os temas a serem tratados e os respectivos responsáveis de cada tema);
  • Desenvolvimento (Descrever sobre os temas principais citados na reunião);
  • Conclusões (Descrever sobre as conclusões atingidas ao final da reunião e suas respectivas decisões);
  • Recomendações (Descrever recomendações e observações feitas no decorrer da reunião);
  • Distribuição (Relatar o nome de quem a ata será enviada).

A ata deverá ser assinada por todos os participantes.
Atestado ou Certificado

É um documento em que se faz fé de algo e que tem valor legal. Pode haver atestados ou certificados de serviços prestados, de estudos realizados, de pagamentos, etc.

Para a sua elaboração, utiliza-se geralmente papel de tamanho A4, escrito em sentido vertical, como se mostra em seguida:
  • Cabeçalho (Coloca-se na parte superior do certificado, com uma margem considerável. É constituído pelo nome da pessoa ou instituição que o envia, acompanhados dos seus dados de identificação. Costuma-se escrever em maiúsculas.);
  • Corpo (Contém texto precedido pelo termo CERTIFICA ou ATESTA, em maiúsculas, seguido de dois pontos, onde se descreve o objeto da certificação.);
  • Local e data;
  • Assinatura e selo.

Bilhete

É um meio rápido e simples de transmitir uma mensagem. Normalmente é dirigido a uma pessoa próxima, com quem se tem intimidade, e por isso mesmo costuma ser escrito em linguagem informal. Isso, contudo, não dispensa a atenção que deve ser dada à qualidade da redação, especialmente considerando que o relacionamento contínua tendo caráter profissional.

O bilhete não requer um tipo específico de papel, muito menos segue um padrão formal. É sempre aconselhável, entretanto, uma boa apresentação.

Mesmo sendo breve e informal, o bilhete apresenta uma forma de organização que deve ser seguida para atender ao seu maior objetivo: comunicar de forma rápida e precisa. Assim, deve conter as seguintes partes:
  • Vocativo (Coloca-se o nome do receptor, sem emprego de tratamento especial);
  • Texto (Deve ser iniciado com marca de parágrafo e conter as informações necessárias à comunicação de forma bem ordenada);
  • Nome do emissor;
  • Data e hora.

Carta comercial

As cartas comerciais, além de diversos destinos, também têm função variada, como a de informar, solicitar ou persuadir. Podem ser cartas de solicitação de emprego, oferta de algum produto de sua empresa, reclamação quanto à má prestação de algum serviço, cobrança de algum débito, enfim, diversas situações que fazem parte do cotidiano empresarial.

Como em qualquer correspondência oficial, o conteúdo da carta deve ser adequadamente normalizado por parágrafos e redigido com clareza e concisão.

A sua estrutura geral é:
  • Cabeçalho ou timbre (Referência da empresa; logotipo, símbolo ou emblema. Em geral, já vêm impressos no papel da carta);
  • Número de controle (Facilita ao destinatário responder sua carta e mencionar a referência. É também uma maneira de garantir o controle da correspondência. A colocação à direita é um destaque que facilita a leitura.);
  • Local e Data (Por extenso. Quando o papel é timbrado, pode-se suprimir o local antes da data, uma vez que o endereçamento completo aparece no pé de página.);
  • Destinatário (Não se deve colocar À/Às ou Ilmos. Senhores antes do nome da empresa ou pessoa a quem a carta se destina. Não é necessário escrever endereço, caixa postal e CEP no papel carta, basta que esses dados apareçam no envelope.);
  • Referência (É o conteúdo da carta sintetizado, facilitando o registro para quem recebe. Não há necessidade de escrever Ref. ou REFERÊNCIA, pois a posição da frase na carta já indica esse elemento.);
  • Invocação ou vocativo (O emprego de palavras como prezado, estimado, caro, amigo deve ser de acordo com o tipo de carta. Pode se tratar de uma carta puramente comercial ou pode envolver também relações de amizade.);
  • Corpo da carta ou conteúdo (Deve estar disposto, geralmente, no centro do papel, em cerca de três parágrafos: a informação inicial, o desenvolvimento do tema e a conclusão. O assunto deve ser tratado em linguagem clara, objetiva e concisa. Deve-se evitar perda de tempo na introdução do assunto, como palavras e expressões desnecessárias.);
  • Saudação final, despedida ou fecho (Modernamente, evitam-se palavras rebuscadas e chavões. Expressões longas, que nada acrescentam de importante, caíram em desuso. Emprega-se Atenciosamente ou Cordialmente, dependendo das relações de negócios.);
  • Assinatura (Deve-se obedecer à seguinte ordem: primeiro, o nome do remetente; depois, seu cargo. Somente as letras iniciais devem ser maiúsculas. Não se deve colocar o título do emissor na frente de seu nome. Para indicar que se trata de médico advogado etc., basta que se coloque o registro do CRM ou da OAB, conforme o caso. Também não é necessário colocar o traço acima do nome datilografado, para a assinatura.);
  • Anexos (Parte destinada à enumeração de papéis ou de documentos que acompanha a carta.).

Circular

Quando, em sua empresa, você deseja dirigir-se a muitas pessoas ao mesmo tempo, para transmitir avisos, ordens ou instruções, deve optar por comunicar-se através de uma circular. Na verdade, a circular pode seguir o modelo de uma carta ou ofício, o que a caracteriza é conter um assunto de interesse geral. Muitas vezes, a circular é utilizada internamente nas empresas, com a finalidade de facilitar a comunicação entre diversas seções e departamentos.

Muitas empresas, hoje em dia, têm preferido não destacar a ementa (assunto). Assim, é preciso verificar o modelo adotado na sua empresa. A linguagem utilizada em uma circular deve ser simples e direta para não dar margem a outras interpretações. Todos devem entender claramente o que está escrito.

Estrutura:
  • Timbre da empresa;
  • Número da circular;
  • Data (por extenso);
  • Assunto;
  • Corpo da mensagem;
  • Identificação / Assinatura do emissor da circular.

Declaração

A declaração é utilizada quando se quer atestar ou confirmar algum fato para garantir um direito a uma determinada pessoa.

Divide-se nas seguintes partes:
  • Timbre (Impresso como cabeçalho, contendo o nome do órgão ou empresa. Atualmente a maioria das empresas possui um impresso com logotipo. Nas declarações particulares usa-se papel sem timbre.);
  • Título (Deve-se colocá-lo no centro da folha, em caixa alta.);
  • Texto (Deve-se iniciá-lo a cerca de quatro linhas do título.). Dele deve constar: 
  • Identificação do emissor. Se houver vários emissores, é aconselhável escrever, para facilitar: os abaixo assinados; 
  • O verbo atestar/declarar deve aparecer no presente do indicativo, terceira pessoa do singular ou do plural; 
  • Finalidade do documento, em geral costuma-se usar o termo “para os devidos fins”, mas também se pode especificar: “para fins de trabalho”, “para fins escolares”, etc.
  • Nome e dados de identificação do interessado. Esse nome pode vir em caixa alta, para facilitar a visualização;
  • Citação do fato a ser atestado.
  • Local e data (Deve-se escrevê-los a cerca de três linhas do texto;
  • Assinatura (Assina-se a cerca de três linhas abaixo do local e data).

Memorando

O memorando, estabelecendo uma comparação, é uma espécie de bilhete comercial de que as empresas ou órgãos oficiais se utilizam para estabelecer a correspondência interna entre seus setores e departamentos. Por ser um tipo de correspondência cotidiana, rápida e objetiva, o memorando segue uma forma fixa, sendo para isso utilizado um papel impresso.

Observe a estrutura de um memorando, atentando para a ausência de saudações e finalizações:
  • Timbre;
  • Número do memorando;
  • Data;
  • De (Órgão e/ou responsável);
  • Para (Órgão e/ou responsável);
  • Corpo do texto;
  • Assinatura.

Ofício

Ofício é a correspondência de caráter oficial, equivalente à carta comercial. É dirigido por um funcionário a outro, da mesma ou de outra categoria, bem como por uma repartição a uma pessoa ou instituição particular, ou, ainda, por instituição particular ou pessoa a uma repartição pública. Por tratar-se, sobretudo, de comunicação de caráter público, o ofício requer certo grau de formalidade.

A redação, tal como no caso da carta comercial, tem de ser breve e concisa.
Procuração

Através da procuração uma pessoa (física ou jurídica) autoriza alguém a agir e realizar negócios em seu nome.

O indivíduo que concede a procuração é chamado de mandante, constituinte ou outorgante. Aquele que recebe a procuração é chamado de mandatário, procurador ou outorgado.

A procuração deve ser lavrada em papel ofício, iniciando o texto com identificação e qualificação do outorgante e do outorgado. Os poderes, a finalidade e o prazo de validade da procuração são expressos de forma precisa. Após o texto, a localidade, a data e a assinatura são expressas.

Há dois tipos de procuração:
  • Pública – aquela que é lavrada por tabelião em Livro de Notas. O translado (cópia autêntica do que consta no livro) fica em poder do procurador. É usada em casos de compra e venda de imóveis, em assuntos de maior peso.
  • Particular – aquela que é datilografada ou manuscrita, sem registro no Livro de Notas. Digamos que você não possa fazer sua matrícula na escola. Então, você poderá passar uma procuração particular para alguém de sua confiança que resolverá esse, e apenas esse, assunto para você.

Requerimento

Se você precisar se dirigir a uma autoridade para fazer um pedido para o qual necessite ter amparo na lei, deve fazê-lo através de um requerimento.

Serve para requerer ou pedir uma coisa específica à Administração ou aos organismos públicos. Os requerimentos recebem nomes diferentes, dependendo do organismo ao qual se dirigem:
  • Conhece-se pelo nome de "Memorial" quando é dirigido a uma autoridade máxima, como, por exemplo, o chefe do Estado ou o papa;
  • Chama-se "Exposição" quando se dirige ao Parlamento da nação ou a um órgão do Governo;
  • Chama-se "Pedido" ao requerimento utilizado para o resto dos casos. 

Em geral, podemos observar as seguintes partes:
  • A autoridade destinatária (usa-se Excelentíssimo "Exmo." para Juiz, Promotor, Senadores, Deputados, Vereadores, Presidente da República, Governador, Prefeito e Ministros de Estado; usa-se Ilustríssimo "Ilmo." para as demais autoridades);
  • Nome e qualificação do requerente;
  • Exposição e solicitação;
  • Pedido de deferimento;
  • Localidade e data;
  • Assinatura.


Modelo de solicitação de Estágio



Segue um modelo de solicitação de estágio:


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(localidade), (dia) de (mês) de (ano).


À
Nome da Empresa
Departamento de Recursos Humanos (se aplicável)

Ref: Solicitação de Estágio


Venho por meio deste me colocar à disposição para uma vaga de estágio nesta conceituada empresa, especializada na área de (informar), tendo em visto que estou cursando o (xx) ano da faculdade de (informar), e estou certo de que posso adquirir a devida experiência e ao mesmo tempo contribuir com o desenvolvimento da empresa.

Anexando nesta oportunidade meu Currículo, agradeço a atenção.


Atenciosamente,

(assinatura)
(nome)

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Modelo de Requerimento


O requerimento de dispensa no serviço é o meio pelo qual o empregado pode formalizar um pedido para se ausentar de suas atividades em um determinado dia ou período em razão de compromissos assumidos. Caso a situação não seja prevista na CLT, a bonificação das faltas ficará a critério do empregador.

Segue um modelo de requerimento de dispensa no serviço:


--------------------

REQUERIMENTO


À:
(nome da empresa)
A/t: (responsável)
(endereço)



(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (endereço), vem respeitosamente à presente de Vossa Senhoria requerer sua dispensa do serviço nos dias (informar), em razão dos Exames Supletivos a serem realizados nestas datas na (instituição), conforme designado pela Coordenadoria do Centro de Exames Supletivos do Estado de (...) (anexo).


Certo do abono das referidas faltas,


Pede deferimento.


(localidade), (dia) de (mês) de (ano).



(assinatura)
(nome)

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Modelo de Entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são materiais indicados para fornecer segurança ao trabalhador durante a execução de determinadas atividades que envolvem um certo grau de risco.

São exemplos de EPIs botas, máscaras, luvas, protetores auriculares, dentre outros, de acordo com a atividade executada.

Segue um modelo de entrega de EPI:


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EMPRESA

Funcionário:
CTPS:
Admissão:
Função:
Setor:

Recebi de EMPRESA, os Equipamentos de Proteção Individual - EPIs destritos no verso, que me foram indicados pelo Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho desta empresa, reconhecendo em virtude dos testes feitos com os diversos modelos e tamanhos, que os equipamentos são os que se adaptam perfeitamente à mim.

Declaro ainda que recebi orientação quanto ao uso correto, higienização, conservação e finalidade dos EPIs recebidos.

Fico ciente da obrigatoriedade do seu uso bem como da devolução dos mesmos no término do contrato de trabalho ou indenização no caso de dano ou extravio, conforme NR 6 da Portaria Ministerial nº 3.214/78, alterada pela portaria nº 6/83.

Localidade, (dia) de (mês) de (ano).


(assinatura)
(nome do empregado)


(carimbo e assinatura)
Técnico de Segurança

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Modelo de ofício circular

Ofício circular é o documento que tem por finalidade propagar uma determinada informação entre os participantes de uma organização pública ou privada.

Segue um modelo de ofício circular:


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(localidade), (dia) de (mês) de (ano)


(empresa/órgão)

Ofício Circular nº (informar)


Ref.: Recesso de Carnaval


No período compreendido entre os dias X e Y do mês de fevereiro as atividades da empresa serão suspensas em razão do recesso de carnaval, não sendo necessário o comparecimento de nossos colaboradores.


Atenciosamente,


(assinatura)
(nome)
(cargo)

Modelo de Comunicado Interno


O comunicado interno é um meio privativo de comunicação interna de informações entre os membros de uma empresa, organização ou instituição.

Segue um modelo de comunicado interno:


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COMUNICADO INTERNO

De: Diretoria
Para: Colaboradores


Comunicamos a todos os colaboradores que, na próxima quinta-feira, dia XX/XX/XXXX, no período vespertino, será realizada em nosso centro de eventos uma palestra ministrada pelo Dr. Orestes Oristeu, abordando o tema Administração Eficiente do Tema.

Em virtude disso, não haverá expediente no período, sendo que todos os colaboradores estão convidados a participar da palestra.



(nome)
(cargocargo

Noções Gerais de protocolo

Arquivo: Modelo de Ata de reunião

Ata de Reunião

Modelo de pfício de solicitação



O ofício é um tipo de documento endereçada à uma autoridade com o objetivo de comunicar um fato ou realizar uma solicitação em caráter oficial.

A seguir disponibilizamos um modelo de ofício que pode ser adaptado às suas necessidades:


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OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO

Ofício nº ___/___


Senhor (nome do destinatário)
(cargo)
(empresa ou órgão)



Eu, (nome), brasileiro, (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (informar endereço), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência (descreva sua solicitação) com a finalidade de (descrever o fim a que se deve o pedido).

Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração.


(localidade), (dia) de (mês) de (ano)


(assinatura)
(seu nome)

-----------------



Modelo de Carta de apresentação

Modelo de Carta de Apresentação

A carta de apresentação geralmente é utilizada para acompanhar o currículo que será enviado pelos correios, embora muitas vezes seja também solicitada ou recomendável mesmo que o candidato à vaga de emprego compareça pessoalmente.

Segue um modelo de carta de apresentação que você poderá adaptar para cada situação:


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Localidade, dia, mês e ano


À empresa (nomear)

Departamento de Recursos Humanos (ou outro, se for o caso)


Prezado senhor, (se for o caso, nomear)


Estou me candidatando à vaga de (indicar qual o cargo) existente em seu quadro de pessoal, conforme anúncio publicado no dia (indicar se for este o caso), enviando em anexo meu currículo.

Dentre minhas características profissionais destacam-se o perfeccionismo, dedicação, facilidade de interação com o grupo, responsabilidade... (seguir listando suas aptidões).

Busco minha efetivação no mercado, para desenvolver de um trabalho objetivo e gerar bons resultados, propiciando o crescimento da empresa.

No aguardo de contato, coloco-me à disposição para prestar maiores esclarecimentos.


Atenciosamente,


Seu Nome (não deixe de assinar)

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O currículo deve acompanhar a carta de apresentação, importa ressaltar.