JOGOS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS – A TRIBUNINHA
CABRA CEGA:
Essa brincadeira começa com o sorteio para ver quem vai ficar de cabra-cega. Depois que for sorteada, amarra-se um lenço nos olhos da criança sorteada. Começa-se rodá-la e ao mesmo tempo canta-se essa música: Cabra-cega/da aonde vem/do moinho/o que traz? /Pão e vinho/me dá um pedaço? /não/gulosa, gulosa…
ESPETO:
Consiste em um todo de madeira com um prego afiado. Desenha-se uma quadra no chão, divide-se em territórios um para cada jogador. Os jogadores decidem a sua vez de jogar. O primeiro jogador tenta atingir o terreno do adversário. Cada vez que ele fincar no chão, ganha a parte que atingiu riscando e tomando com seu território. Se ele errar vai passando a vez para o próximo jogador. Ganha aquele que conseguir eliminar todos os jogadores e ficar só no terreno.
PIÃO:
Consiste em um cone de madeira com uma ponta de ferro no bico e um pino em cima. Para girá-lo, é preciso um barbante de 1,5 a 2mts de comprimento. Enrola-se barbante da ponta. Envolvendo-o até o pino. Jogam dois ou mais jogadores; desenhando uma circunferência no chão. O primeiro joga dentro e os demais tentam tirá-lo de dentro da cela.
MANA-MULA:
Começa com um dos componentes ficando agachado e os outros pulando por cima deste. Conforme vão pulando, vão falando palavras que fazem parte das regras da mana-mula.
PEGA-PEGA:
É uma brincadeira em que ambos os sexos costumam brincar só que, quem brinca geralmente são meninos. Não há idade certa para essa brincadeira. Começa com um sorteio para ver quem vai pegar e os demais ficam segurando ou ficam em um lugar combinado. A pessoa que foi sorteada para pegar não podem pegar ninguém, a menos que soltem ou saiam do local combinado. Por isso chamam essa brincadeira de pega-pega.
BONECA DE TRAPO:
Boneca de Trapo são bonecas feitas de retalho com um enchimento de arroz, feijão, milho, restalhos etc. Crianças que costumam brincar são meninas de um até cinco anos. Atualmente nos vemos mais bonecas de trapo no interior e nas roças.
TELEFONE DE BARBANTE:
Telefone de Barbante é uma brincadeira para ambos os sexos. São dois copos furados no centro, dentro de cada copo fica um pedacinho de pau, geralmente um palito de fósforo: em cada um dos palitos de fósforo será amarrada uma das pontas de um barbante.
PIPA:
É uma brincadeira para ambos os sexos, mas geralmente quem brinca são os meninos. Para se fazer uma pipa há diversas maneiras desde a mais simples, um jornal com um furo no meio de uma de suas extremidades amarradas com uma linha mais forte até as feitas com papel de seda colorida mesmo as de plásticos com lindos desenhos e rabiólas.
AMARELINHA:
É uma brincadeira que começa quando desenham retângulos no chão e, depois de feitos, há uma numeração de cada retângulo. Depois se pega alguma coisa para poder marcar, geralmente é uma pedrinha ou tampinha de garrafa: joga-se a pedrinha no primeiro retângulo seguinte até chegar ao final. Depois se volta pulando até chegar no 1º retângulo. Se pega a pedrinha ou a tampinha e pula-se para fora do desenho e vai-se fazendo assim até o último retângulo.
TELEFONE SEM FIO:
Um grupo de crianças sentadas uma do lado da outra. A primeira fala uma palavra qualquer para a segunda, só que tem que ser bem rápido. A segunda para a terceira, e assim, por diante até a última; aí a última tem que falar a palavra que entendeu. Tem de ser igual à primeira. Se a última falasse errado seria castigada. Se falasse certo seria a primeira.Não há número certo de crianças para poder brincar. E as crianças brincam geralmente na porta de suas casas.
LENÇO- ATRÁS:
Um grupo de pessoas formam uma roda, uma das crianças é sorteada para colocar o lenço atrás de uma das crianças que está na roda. Se a criança que estiver com o lenço atrás de si não perceber antes que a criança sorteada dê a volta na roda, a criança tem que chocar ou seja ficar no centro até o final da brincadeira.
ESTILINGUE:
Nessa brincadeira só quem pode brincar tem estilingue. Estilingue é um pedaço de madeira em forma de “V” com um cabo comprido. Nas pontas é amarrado um elástico. Cada extremidade do elástico é amarrado no pedaço de madeira com um o couro no meio, onde se coloca uma pedrinha para atirar.
ARCO:
O arco é um brinquedo muito simples. Com uma roda de carrinho de feira, um cabo de vassoura e um fio de arame pode-se montar um . Usa-se apenas o pneuzinho, metade do cabo de vassoura e, na ponta deste, o arame preso em forma de um U o garoto o conduzirá com o pneu em pé empurrando com a vareta.
QUEIMADA:
Primeiro eles marcam o campo, depois há uma divisão no grupo, logo em seguida escolhem os coveiros de cada grupo. O passo seguinte é a escolha do campo e da bola. Tem que haver no mínimo três componentes.
RODA-BANDEIRA:
Primeiro há uma divisão, formados dois grupos, escolhe-se o campo, coloca-se alguma coisa que possa servir de bandeira, um pedaço de madeira, por exemplo: Aquele que conseguir pegar a bandeira do adversário e levar para seu próprio campo vence e assim acaba a partida.
DURO OU MOLE:
É mais ou menos parecido com o pega-pega, só que, ao invés de as crianças ficarem pegas logo que a criança que foi sorteada para pegar se tocar, ela fica dura. Só que existe uma regra: a criança só pode ser pega três vezes. Depois disso ela vai ajudar a pegar as outras crianças. Não há número certo para brincar e as crianças brincam na rua geralmente e às vezes nos pátios das escolas.
BOLA DE GUDE:
É uma brincadeira em que se usam bolinhas de vidro. Jogam três ou mais jogadores. Há diversos tipos de jogos: mata-mata, zepp etc. O jogador usa as mãos fechadas, coloca a bola no indicador e solta o polegar, que fica atrás da bola, para atingir o adversário. No Zépp os jogadores riscam na terra uma circunferência e uma linha de saída, depositam outras bolinhas no zepp ( circunferência) como aposta e vão a linha tentar atingir as bolinhas do zepp. Há várias regras, ganha aquele que tirar todas as bolinhas para si.
MORTO VIVO:
Varias crianças ficam uma ao lado da outra e uma é sorteada para ficar falando. A criança sorteada fala de acordo com a sua vontade morto-vivo; morto quando as crianças estão agachadas, vivo quando as crianças estão em pé. Quando erram saem da brincadeira.
SAQUINHO:
Para poder brincar de saquinho não há número certo de crianças, ambos os sexos costumam brincar; crianças de qualquer idade acima de cinco anos até mesmo os adultos costumam brincar com saquinho. Para brincar basta ter cinco saquinhos cheios de areia, jogá-los para cima e pegá-los nas costas da mão.
ESCONDE-ESCONDE:
Essa brincadeira é mais ou menos parecida com a brincadeira de pega-pega. Só que, ao invés de ficarem segurando ou em um lugar combinado as crianças se escondem enquanto uma fica contando de um até o número combinado para dar tempo para os demais se esconderem. Não há número certo para brincar contanto que haja mais de um. Geralmente as crianças brincam na rua onde há mais espaço para se esconderem.
Esse texto foi publicado no jornal ”A TRIBUNINHA” (20/08/1990 ) – com a colaboração da Escola EEPG VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário